Guia comportamental de transporte público #1

Essa é para você, meu querido, que pega o busão todos os dias bem cedinho. Essa é pra você que carrega uma super mochila nas costas, é pra você que senta no degrau da porta, pra você que volta do mercado no horário de pico com quinhentas sacolas. E se você não é nenhum desses, por favor, mostre pra ele. Marque essa pessoa no facebook como quem não quer nada. Pra te ajudar, copie e cole a frase abaixo no comentário do seu compartilhamento:

“hahahahahaahhah [marque aqui a pessoa] olha isso que engraçado. Todos deveriam ler! ahahah”

Impossível a pessoa não clicar depois disso. Bom, não sei como você chegou aqui. Mas aqui vão algumas coisas que você, usuário do transporte público (trem, metrô, ônibus, microônibus), deveria saber ou já faz. Bem vindo ao Guia comportamental de transporte público.

#1 – JAMAIS entre no ônibus sem ter o dinheiro ou o bilhete único em mãos. 

Por favor, amizade. Não espere chegar na catraca. O que mais me irrita é a pessoa que vai pagar no dinheiro. Não por causa da pessoa, mas por causa do cobrador. Ele sempre ta dormindo ou no fone de ouvido. Ele é tudo ali, menos o cobrador. Aí a pessoa entra no busão, (muitas vezes ela tem que procurar o dinheiro!) e ainda tem que acordar o cobrador com um cutuco e dizer: “tem troco?”. Daí o cobrador apenas olha muito puto pra aquela nota de dez e apenas balança a cabeça. Eu, que estou atrás com o meu bilhete único, perco o meu tempo com a pessoa procurando o dinheiro e com o lento do cobrador dizendo que não tem troco e dessa pessoa pedindo “licencinha” pra voltar. Cansei. Não quero mais ir trabalhar.

#2 – TENTE sair mais cedo de casa.

Parece que essa dica não tem nada a ver com transporte público, mas sim, TEM TUDO A VER. Sabe quando você tá indo trabalhar, dá o sinal e parece que é o último ônibus da face da terra? Essas pessoas (quer dizer, zumbis) estão em cima da hora. (a maioria). Imagina sair no horário e ter a mordomia (quer mais mordomia que ir trabalhar de ônibus?) de esperar o próximo terminal bandeira via marginal, hein? Que tal?

#3 – Se você está atrasado, por favor, pelo amor de Deus, não ache que o problema é do motorista.

Migo, pode ser uma notícia abaladora, mas ônibus não é táxi, então ele pára nos pontos. Existem milhares de pessoas que, assim como você, vão para o trabalho todos os dias. E elas dão o sinal para o ônibus parar. Quer me ver brava é quando a pessoa fica gritando “vâmo motorista, quero trabalhar pô”. Que tal seguir a dica número 2, lindeza?

#4 – Mochila NUNCA é nas costas

Não. Principalmente nos horários de pico. Se você é novo nessa coisa de transporte público, pegue essa dica pra vida. Carregue as mochilas nas mãos, isso ajuda muito.Imagem traduz TUDO

#5 – Não sente em outro lugar que não seja os bancos

Odeio quando acho que tem espaço pra passar e tem 2 joelhos se conversando nesse degrau. Como no exemplo:

dica1

#6 – Há muitos ônibus com 2 opções de saída.

Por favor, entrou no bus, vá para os fundos.

dica2

#7 – Ajuda “nóis”

Ás vezes eu entro no ônibus e fica um bololô perto das portas e um corredor livre no segundo patamar. WHY GOD, WHY? Por favor, use esse patamar.

dica3

E para não sair sem elogiar as pessoas que sabem andar de bus. Adoro pessoas que fazem isso:

dica4

 

Por enquanto é só pessoal. Dá um trabalho danado tirar umas fotinhos. O ônibus tem que estar vazio, a gente tem que sentar em uns pontos estratégicos, além da vergonha que dá né. Há outros ônibus com layouts diferentes, quero fazer com vários. Quem tiver fotinho de busão, ou achou que tá num ângulo legal, manda pra mim, vou adorar fazer mais dicas 🙂

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s